Conheça a história da rua Direita em Tiradentes

rua direita tiradentes minas gerais

A Rua Direita em Tiradentes concentra alguns dos principais pontos turísticos, lojas e restaurantes da charmosa cidade histórica mineira. Os turistas e visitantes podem ficar curiosos sobre a origem do nome da rua, e isso tem relação direta com a história de Minas Gerais. Em praticamente todas as cidades históricas do nosso estado há uma Rua Direita: Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Serro, Sabará, São João Del Rei, dentre outras.

A tradição veio de Portugal: são chamadas assim as ruas que levam à principal (ou mais antiga) igreja da vila, situando-se à direita da igreja. Em Tiradentes, a rua Direita leva à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que é a mais antiga da cidade. 

Nas vilas coloniais mineiras, a rua Direita costumava tratar-se da principal via pública, próxima ao centro comercial e onde moravam as famílias mais ricas. Por isso, eram muito bem cuidadas e bem calçadas. O calçamento em pedra sabão ou pedra comum (também chamada “pé de moleque”) se diferencia das outras ruas em que morava a população mais pobre, e não tinham um acabamento tão elaborado. 

Caminhando pela rua Direita de Tiradentes contemplamos uma bela amostra da arquitetura do período colonial, em seus casarões e construções preservadas, com a Serra de São José ao fundo emoldurando a paisagem.

A rua Direita em Tiradentes já foi cenário até de novelas globais: Sinhá Moça e Espelho da Vida. Então você já pode imaginar que um passeio por lá rende ótimos cliques! As portas e janelas coloridas, em especial, chamam a atenção dos turistas e servem de pano de fundo para lindas fotos de viagem. 

Além de restaurantes incríveis, como os tradicionais Tragaluz e Pacco & Bacco, veja a seguir o que mais você encontra de interessante na Rua Direita em Tiradentes:

Loja Bendizê

Inspirada por Minas Gerais, a Bendizê faz moda com identidade mineira: são t-shirts, babylooks, croppeds, camisas, bonés e moletons para quem quer esbanjar mineiridade com muito charme e estilo, exibindo as melhores gírias e expressões do sotaque mineiro em itens de vestuário.

loja bendize tiradentes melhores lojas de roupas em tiradentes mg
Loja Bendizê Tiradentes – Rua Direita, 26

Se estiver procurando aquele presente diferenciado que tem tudo a ver com a nossa mineiridade, a Bendizê é sua parada certa em Tiradentes, uai!

A marca tem três lojas, sendo duas na capital mineira e a mais nova delas em Tiradentes, inaugurada em 2022, pertim dos melhores restaurantes e pontos turísticos da cidade. Estamos te esperando, hein, sô?

Rua Direita, 26 – Centro.

loja bendizê tiradentes endereço rua direita, 26 camisetas mineiras

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A igreja mais antiga da cidade foi construída pela Irmandade dos Homens Pretos em 1708. Era frequentada apenas por negros, escravizados ou libertos, com exceção do padre. 

Nos altares, folheados a ouro, imagens de santos negros ganham destaque, como Santo Elesbão, um rei negro e cristão que viveu na Etópia no século VI. Elementos da religião católica se misturam a elementos de religiões africanas, principalmente do candomblé, evidenciando o contato com diferentes credos por parte dos frequentadores.

Museu de Sant’Ana

Esse museu funciona onde era a antiga cadeia de Tiradentes (ainda é possível visualizar o calabouço por meio de um vidro no piso). 

O acervo é composto por quase 300 imagens da mãe de Maria e avó de Jesus, confeccionadas em diferentes regiões do país, refletindo a diversidade artística nacional, com exemplares dos mais variados estilos e técnicas, utilizando materiais diversos, e produzidos em sua maioria por artistas anônimos entre os séculos XVII e XIX. 

Rua Direita, 93 (entrada pela Rua da Cadeia). 

Passo da Paixão de Cristo

Ao todo são 6 pequenas capelas espalhadas pela cidade, cada uma representando um “passo” da Paixão de Cristo, remontando à tradição de fazer a Via Sacra fora da Terra Santa. Duas delas ficam na rua Direita: uma em frente ao Entrepôt Du Vin (pub/bar de vinhos) e outra em frente ao Museu de Sant’Ana e ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Na maior parte do tempo, elas ficam fechadas, mas se você for à Tiradentes na Semana Santa ou na época da quaresma, pode dar a sorte de vê-las abertas, principalmente nas procissões das Dores e dos Passos.

Sobrado Aimorés 

No encontro da Rua Direita com a Rua da Câmara fica o Sobrado Aimorés, que se destaca por sua imponência. O sobrado foi sede do Aimorés Futebol Clube, um time regional, e ainda conserva as cores do clube: grená, branco e verde.

Por muitos anos, o imóvel foi utilizado por instituições culturais e, hoje funciona ali o Centro de Cultura e Patrimônio, Memória e Cidadania de Tiradentes. 

Sobrado Ramalho

O Sobrado Ramalho é o mais antigo de Tiradentes, e fica na esquina da Rua da Câmara com a Rua Direita. Foi residência da família Ramalho, fundadora da tradicional Orquestra e Banda Ramalho.

Já abrigou um pequeno teatro no século XX e, atualmente, é onde fica o Escritório Técnico do Iphan, além de ser sede da secular Sociedade da Orquestra e Banda Ramalho, do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes, da Sociedade dos Amigos de Tiradentes e do Escritório Técnico de Tiradentes. Recebe, ainda,  exposições e atividades variadas durante eventos como o Festival de Fotografia de Tiradentes e o Tiradentes em Cena. 

E você, já passeou pela Rua Direita em Tiradentes? Imaginava a origem do nome e quanta história guarda essa rua? A Bendizê não poderia ter encontrado melhor lugar para inaugurar sua terceira loja. Afinal, temos um orgulho danado da história e da cultura de Minas Gerais, que nos inspira a criar nossas peças e coleções. Também ficamos honrados em compartilhar esse lugarzim especial com tanta gente bacana, edificações icônicas e estabelecimentos incríveis.

Que tal curtir o friozim em Tiradentes?

Assine nossa newsletter

Novidades em primeira mão e muita mineiridade. Inscreva-se:

Assuntos relacionados

Veja todos ->
Rolar para cima
× Compre na Bendizê!