5 restaurantes em Tiradentes que ocê precisa conhecer

5 restaurantes em Tiradentes que ocê precisa conhecer

março 22, 2022 Off Por Bendizê

A charmosa cidade histórica mineira de Tiradentes é famosa pela arquitetura setecentista, com suas casinhas coloridas, igrejas seculares e casarões coloniais em estilo barroco-rococó, e destaca cada vez mais também pelo turismo gastronômico, atraindo visitantes do Brasil inteiro. 

Com pousadas aconchegantes e restaurantes estrelados, é um destino muito procurado por casais e famílias, mas também pode ser uma ótima opção para viajar com amigos ou até mesmo fazer uma viagem solo. Afinal, quem não gosta de comer (muito!) bem, descansar e contemplar belas paisagens?

Outra vantagem de Tiradentes é que grande parte dos monumentos, igrejas e restaurantes se concentra em um centrinho enxuto, nos arredores da rua Direita, o que facilita os deslocamentos — dá pra fazer bastante coisa a pé! — e garante uma sensação de acolhimento. Então, Tiradentes é uma opção perfeita para viagens curtas de fim de semana. Mas quem puder ficar mais tempo, também não vai se arrepender…

Como as opções gastronômicas são bastante variadas, para todos os gostos e bolsos, você pode se sentir perdido ao escolher os melhores restaurantes para visitar em Tiradentes. Pensando nisso, selecionamos 5 restaurantes que ocê não pode deixar de fora do seu roteiro em Tiradentes. Confira a seguir! 

1. Pacco & Bacco

É um restaurante de culinária internacional,  que funciona em um antigo casarão colonial com ambiente sofisticado e intimista, à luz de velas. A carta de vinhos é um dos grandes destaques, com rótulos do mundo inteiro, incluindo vinhos mineiros. Perfeito para um jantar romântico

Por ser bastante concorrido, é imprescindível fazer reserva, principalmente aos fins de semana. 

Rua Direita, 166.

Aproveite para passar na loja da Bendizê ali pertim, no número 26 da mesma rua. Arreda pra cá, sô!

Visite nossa loja e espalhe sua mineiridade

2. Restaurante do Celso

Comida boa e barata, no principal ponto de Tiradentes: o Largo das Forras. O ambiente é simples, porém bastante amplo e limpo. Inaugurado em 1985, esse restaurante representa a essência de Minas Gerais: simplicidade e hospitalidade, servindo pratos típicos da culinária mineira, como tutu de feijão, torresmo, pernil e costelinha.

O frango ao molho pardo do Celso é considerado um dos melhores da região, e deve ser encomendado com um dia de antecedência. Importante ressaltar que não aceita nenhum tipo de cartão, apenas dinheiro, então vá preparado!

Largo das Forras, 80.

3. Atrás da Matriz

O nome desse restaurante é bem sugestivo e corresponde exatamente à sua localização. O ambiente externo, aliás, conta com uma belíssima vista para a Igreja Matriz e a Serra de São José, dois cartões postais da cidade.

Sempre listado entre os melhores restaurantes de Tiradentes, sua especialidade é o bacalhau, servido em diferentes versões. As pizzas, assadas em forno a lenha, também são muitíssimo elogiadas. Se for em alta temporada (ex: feriados prolongados), é recomendável fazer reserva.

Rua Santíssima Trindade, 201.

4. Entrepôt Du Vin 

Esse não é bem um restaurante, mas um bar de vinhos, com uma extensa carta que inclui brancos, tintos, rosés e espumantes, separada por países do mundo inteiro. Algumas mesinhas ficam na calçada, com almofadas para se sentar bem à vontade e ver o movimento da rua Direita enquanto degusta uma(s) tacinha(s).

Por lá também são servidos outros tipos de bebidas, drinks, petiscos, aperitivos e tábuas de queijos e embutidos. Uma ótima pedida para começo ou fim de noite! Não faz reservas.

Rua Direita, 205.

5. Dengo!

Além dos restaurantes mais tradicionais e renomados, Tiradentes vem ganhando novas opções de estilos variados. Dessa “nova geração”, o recém-inaugurado Dengo! tem uma proposta bem interessante, com comidinhas, drinks e bons vinhos em um ambiente descolado e agradável. O menu é acessível, com uma pegada espanhola: tapas, pintxos e paella… Vale conferir!

Rua Direita, 55.

Tiradentes também recebe diversos festivais ao longo do ano, sendo o Festival de Gastronomia (Fartura) o mais disputado. Se quiser sossego, é melhor evitar essas datas, lembrando-se de checar antes de marcar sua viagem. 

Lembre-se também de verificar o horário de funcionamento dos restaurantes, que pode oscilar a depender da época e, de preferência, faça reserva com antecedência nos mais concorridos ou naqueles que você mais deseja conhecer.

De uma coisa temos certeza: uma visita só é muito pouco para conhecer tudo o que a cidade tem a oferecer. Sem dúvidas você vai querer voltar muitas e muitas vezes para desfrutar todas as delícias de Tiradentes.

Embora tenha ganhado em termos de infraestrutura e opções de lazer e hospedagem nos últimos anos, Tiradentes conserva o gostinho de “viagem no tempo”. “Perder-se” por suas ruelas e becos da cidade já é um passeio e tanto! 

A cidade soube se modernizar sem perder a essência e o jeitim mineiro. E é por isso que a escolhemos para abrir a terceira loja da Bendizê, marca de moda com identidade mineira, que já tem duas lojas em BH (Savassi e Mercado Novo), além da loja online

Quando estiver turistando por Tiradentes, aproveite para nos fazer uma visita e vestir a camisa de Minas, literalmente. Nossa loja fica bem ali no meio do buxixo, pertim desses restaurantes incríveis e dos principais pontos turísticos de Tiradentes: Rua Direita, 26. Anotou aí, trem?

loja bendize tiradentes loja de roupas tiradentes minas gerais