Microcervejarias do interior de Minas que ocê deve conhecer, uai!

Microcervejarias do interior de Minas que ocê deve conhecer, uai!

maio 28, 2021 2 Por Bendizê

Minas Gerais ficou conhecida como a “Bélgica brasileira” pela criatividade e qualidade das cervejas artesanais produzidas no estado. Nossa capital, Beagá, incluindo sua região metropolitana, ficou com a fama de “cinturão da cevada”, por reunir uma grande quantidade de fábricas de cervejas especiais. 

Já publicamos aqui em nosso blog uma rota da cerveja em BH, com sugestões para conhecer as melhores cervejarias da capital mineira em 3 dias. Mas o interior de Minas também está cheio de microcervejarias que produzem o “ouro líquido” com diversas propostas, receitas e ingredientes diferentes.

Como o turismo cervejeiro cresceu muito no Brasil nos últimos anos, não poderíamos deixar de indicar pro cês algumas das principais microcervejarias do interior de Minas, uai! Tudo que Minas tem de bão, a Bendizê mostra!

Aggregare (Uberlândia)

A cervejaria de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, oferece toda a estrutura e suporte de produção para marcas ciganas. Assim, ajuda empresas e eventos de vários ramos a desenvolver rótulos próprios dos estilos de cerveja artesanal que mais fazem sucesso com o público.

Aggregare e Bendizê, duas marcas que falam a mesma língua  — o mineirês  — se juntaram para surpreender com rótulos incríveis e uma explosão de aromas e sabores. O kit vem com 4 cervejas:

É mineiridade na lata! Você pode adquirir o seu na loja física da Bendizê em BH, na fábrica da Aggregare em Uberlândia ou até on-line. Experimenta e conta pra gente o que achou?

Riesenrad (Divinópolis)

A cervejaria de Divinópolis se destaca nos estilos frutados e lupulados, inspirando-se em diferentes escolas cervejeiras, como a alemã, a belga, a inglesa e a norte americana, e acrescentando uma dose de criatividade e ousadia. Além disso, oferecem sugestões de harmonização com pratos típicos da culinária mineira.

Uma cerveja para apreciar junto com um dos petiscos mineiros mais famosos: o torresmo? Riesenrad German Pilsen. Frango ao molho pardo cai muito bem acompanhado da Riesenrad Imperial Stout. Já a Riesenrad Witbier e a APA harmonizam perfeitamente com aquele frango com quiabo! Para degustar junto a um belo feijão tropeiro, a boa é a Riesenrad IPA. 

Uma das mais diferentes, a Reisenrad Fruit Beer Goiaba, harmoniza com pato com laranja, sorvete de creme e cheesecake (que nada mais é do que um bolo ou torta à base de creamcheese) —  e tudo o que leva queijo, tem grandes chances de agradar os(as) mineirim, némêz?

Prussia Bier (São Gonçalo do Rio Abaixo)

Instalada em São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central do estado, a Prussia Bier surgiu em 2014. O nome foi inspirado na histórica região europeia que deu origem a vários países com tradição cervejeira (Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Áustria, dentre outros).

Atualmente fabrica os seguintes estilos: Pale Ale, Bohemian, Red Ale, Weiss, Pilsen e IPA (Indian Pale Ale), além de edições especiais que são lançadas sazonalmente. No site, é possível encontrar os pontos de venda e também várias sugestões de harmonização com pratos da cozinha mineira. Para agendar uma visita guiada à fábrica da Prússia Bier, entre em contato direto com a cervejaria.

Loba (Santana dos Montes)

A fábrica da Loba foi inaugurada em 2013 na Fazenda Guarará, em Santana dos Montes, em uma área de 5.000 m². Tudo começou com um desejo da família fundadora de produzir as melhores cervejas para consumo próprio e para receber seus convidados na fazenda, onde há também um antigo alambique e uma adega de vinhos exclusivos. 

Além disso, ela fica na Serra do Espinhaço, na junção do Cerrado com a Mata Atlântica, formando um cenário de natureza exuberante com córregos, cachoeiras, corredeiras e matas fechadas, em plena Estrada Real. O nome da cervejaria é uma homenagem aos lobos-guarás da região. É possível agendar visitas à fábrica e também há um bar da fábrica que funciona aos fins de semana. 

Fritz (Monte Verde)

A Fritz é uma das mais antigas microcervejarias do Brasil, com mais de duas décadas de história. Sua sede fica na cidade turística de Monte Verde  — conhecida como “Suíça mineira”  —, na Serra da Mantiqueira, ao Sul de Minas Gerais, que chega a registrar temperaturas abaixo de 0° no inverno. A qualidade da água da região, que representa 90% da composição da cerveja, foi determinante para a escolha do local. 

O mestre cervejeiro Jörg Franz Schwabe supervisiona pessoalmente a produção de seis tipos de chopes e cervejas. Para conhecer a fábrica, você pode fazer o “Fritz Tour”, que proporciona uma experiência extra sensorial entre os tonéis de lúpulo e malte, fazendo uma imersão no mundo das microcervejarias artesanais. As reservas são feitas exclusivamente no restaurante ao lado da fábrica, especializado em culinária alemã.

Fürst (Formiga)

Inaugurada em 2013, é uma cervejaria tipicamente familiar, que começou com um hobby de um de seus membros. Fürst é o sobrenome da família fundadora, de origem alemã — traduzido para o português, significa “Príncipe”, o que inspirou também os nomes da maioria dos rótulos: Lencastre Pilsen, Sir Loxley Red Ale, Catalina Weissbier, Frei Gaudi Blond Ale, Alawa Session Ipa, Charlote Dark Lager, Archy Hop Lager, Catarina Sour, Magnus IPA, Alice Imperial IPA, Wallis Wee Heavy, Oktober Fest e Brut IPA.

As visitas guiadas à fábrica são realizadas aos sábados e devem ser agendadas previamente 

Cervejaria do Funil (Lavras)

O nome da cervejaria, fundada em 2017, é uma referência à Ponte do Funil, uma ponte inglesa construída em 1844 e que contribuiu muito para o desenvolvimento da região de Lavras, tornando-se um símbolo histórico da cidade.

Em 2021, a Pilsen da Cervejaria do Funil foi eleita a melhor do Brasil no Concurso Brasileiro de Cervejas realizado pela Ablutec, em Blumenau-SC. A Black Lager também levou medalha de ouro. 

E ocê, também é adepto do turismo cervejeiro? Já conhece alguma dessas microcervejarias do interior de Minas ou tem outras para indicar? Deixe seu comentário!

Conheça agora também a história dos criadores da Wals e da K-Happy!