Marcas locais de BH: conheça e prestigie o comércio mineiro

marcas de bh bendize niobio ado atelier jambu bags georgia

Na capital mineira, temos muitas marcas locais incríveis, que dão show de qualidade, criatividade e bom gosto. Que tal conhecer um pouco mais o comércio local de BH e buscar, sempre que possível, prestigiar quem produz mercadorias incríveis aqui pertim da gente?  

“Apoie o local” e “compre do local” são bandeiras que têm sido muito levantadas nos últimos tempos, visando a valorização de pequenos produtores e comerciantes da região em que se vive. Isso contribui para o fortalecimento da economia da cidade e até do bairro onde você mora, gerando inúmeros efeitos positivos para todos os que vivem e circulam naquele entorno.   

Adô Atelier

A proposta das sócias Fernanda Dubai e Tatiana Azzi, ambas formadas em design industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais, é fazer bolsas e acessórios atemporais com referências locais ligadas a arte, história, arquitetura e design. 

Criada em 2008, a Adô preza por um processo criativo livre e espontâneo, alinhada com os princípios da economia criativa. Suas peças apresentam ampla cartela de cores e design autêntico. A loja própria fica na Savassi e tem filial em São Paulo.

Nuu Shoes

Marca de sapatos e acessórios comandada pelas designers Marcela Torres e Marina Lerbach. A arte e a experimentação estão presentes em seus processos criativos, visando desconstruir conceitos pré-estabelecidos e, assim, dar lugar ao novo. 

Os calçados da Nuu são fabricados em pequena escala e de forma artesanal, com simplicidade e personalidade. A loja fica no Centro de BH, na rua dos Goitacazes.  

O Jambu

Bolsas, mochilas e pochetes artesanais super descoladas, com design inovador e sem uso de pele animal. A marca já deu o ar da graça até na passarela da São Paulo Fashion Week! A loja própria da O Jambu fica no Mercado Novo, um dos points do momento na capital mineira. Vale dar uma conferida!

Bendizê

Moda com sotaque mineiro: essa combinação é boa demais, uai! As peças da Bendizê  — camisetas masculinas, femininas e infantis, moletons, vestidos, regatas, camisas de manga curta, shorts e bermudas, bonés, chinelos, canecas etc. — são inspiradas em Minas Gerais, e por isso são cheias de estilo e de identidade. 

Usando matérias-primas de alta qualidade, a marca tem o objetivo de proporcionar conforto, ao mesmo tempo em que está sempre antenada com as tendências de moda e estilo, combinando tudo isso ao orgulho de ser mineiro(a). 

Nas estampas, frases e expressões mineiras icônicas, como “uai”, “trem”, “arreda”, além de outras menos óbvias, afinal a criatividade se faz presente em nosso “DNA mineiro” e Minas Gerais tem muitos sotaques diferentes — cê conhece todos?

Na loja virtual ou na loja física, que fica na Savassi, é possível encontrar muitas opções de presentes super bacanas para diferentes pessoas e ocasiões.

Natalia Pessoa

O tricô, mesclado com outros tecidos planos e malhas tecnológicas, além da combinação de cores fortes são características dessa marca mineira de vestuário criada em 1996 (antiga Faven) por duas irmãs: Natália e Sônia.

Elas já participaram de importantes feiras e eventos do mundo da moda, inclusive internacionais, e as peças são vendidas em várias multimarcas espalhadas pelo Brasil. O showroom fica no Gutierrez e atende com hora marcada.

Nióbio

A Nióbio é uma marca belorizontina que tem uma proposta única: calças masculinas sob medida. Além de construir cada peça de acordo com o corpo do cliente, ele pode escolher detalhes do acabamento, como cós, passantes, caimento e barra. 

Trabalhando com personalização máxima e matéria-prima de extrema qualidade, oferece peças versáteis e duradouras, retomando o conceito de alfaiataria com um toque moderno, associado à tecnologia. O produto da marca é nada mais nada menos que a calça ideal.

Fernanda Torquett

Marca mineira de joias conceituais produzidas, principalmente, com materiais de descarte da indústria de bijuterias. A proposta é aliar simplicidade e elegância, ao mesmo tempo em que convida mulheres a uma experiência estética transformadora, promovendo uma ligação simbólica com a essência e a beleza interior.

Com design arrojado, os brincos, aneis e colares são inspirados na plástica contemporânea e no existencialismo, ornando com o empoderamento feminino, a busca pelo novo e, ao mesmo tempo, uma reconexão com a ancestralidade.

A criadora, Fernanda Toquetti, acredita que o propósito por trás do adorno contribui para oferecer essa transformação às suas consumidoras, de dentro pra fora e de fora para dentro.

Carlos Penna

Joias-arte feitas à mão pelo designer Carlos Penna, que dá nome à marca fundada por ele em 2015. São usadas matérias-primas inusitadas, como borracha, madeira, brita, carvão, grama sintética, materiais elétricos, vedações de janela, plantas desidratadas, pregos etc. Lapidando esses materiais de uso cotidiano, ele cria joias singulares, com um toque de requinte e sofisticação.

A marca de Belo Horizonte já esteve presente nos principais eventos de moda nacionais e tem clientes até fora do país. O ateliê fica no bairro Santa Efigênia.

Georgia

Marca de roupas femininas criada em 2016 com uma proposta versátil, colorida, bem-humorada e leve. As peças seguem uma linha de alfaiataria atemporal: pantalona, pantacourt e quimono são algumas das peças-chave da Georgia, que também tem uma pegada meio gipsy/anos 70, com referências vintage.

Um dos diferenciais da marca é criar peças que combinam entre si, independentemente de serem de coleções diferentes, e que podem ser usadas tanto em ocasiões especiais — como um almoço com as amigas —, quanto no trabalho ou até em viagens. A loja fica no bairro Carmo.


Viu só que tanditrem bacana que é feito por aqui? Já sabia que o comércio local da capital mineira era tão rico e diverso? Clique aqui e conheça também 6 lojas em BH que vendem produtos tipicamente mineiros!

bendize loja savassi bh

Assine nossa newsletter

Novidades em primeira mão e muita mineiridade. Inscreva-se:

Assuntos relacionados

Veja todos ->
Rolar para cima
× Compre na Bendizê!