Fique por dentro dos eventos de BH

festival música mineirão

Você é daquelas pessoas que acompanham de perto a agenda de eventos da cidade e já tem programação certa para todo fim de semana ou nunca sabe onde ir em BH? Já aconteceu de ficar sabendo de um show ou evento em que gostaria muito de ir em cima da hora ou, pior, depois que já passou? Quem nunca, né? Ainda mais com tantas opções que temos por aqui, para todos os gostos e bolsos. 

Pensando nisso, reunimos neste post alguns dos principais eventos que rolam na capital mineira ao longo de todo o ano para que você possa se programar e não perder mais nenhum que seja do seu interesse. Confira a seguir!

Conheça os eventos gratuitos em BH

Projeto Aproxima

O Aproxima é bem focado na culinária mineira e busca valorizar os produtores locais, promovendo uma reaproximação entre campo e cidade. Dessa forma, desempenha um papel importante no sentido movimentar não só a cena gastronômica, mas também a cultura e a economia do nosso estado, além de fomentar projetos sociais.

Uma vez por mês, aos sábados, a Feirinha Aproxima leva alegria e mineiridade a vários locais de BH — trata-se de um evento itinerante —, com produtos artesanais de diferentes regiões do estado, como queijos, doces, biscoitos, geleias, cachaças, etc. 

O Aproxima fez, ainda, uma parceria com o Mercado Central, onde realiza uma feira gastronômica na terceira sexta-feira de cada mês, de 19h à 1h. No espaço do estacionamento, estabelecimentos do próprio Mercado se juntam a prestigiados chefs mineiros, preparando iguarias típicas de do estado, em uma profusão de aromas, temperos e sabores. 

Projeto Experimente

Considerada uma das maiores feiras de cervejas artesanais do Brasil, acontece todo segundo sábado do mês, na Praça dos Quatro Elementos no Jardim Canadá. Em breve, haverá a edição comemorativa de 5 anos. Desde 2014, o Experimente vem contribuindo para movimentar o turismo local.

Combinando música, gastronomia e diversão, conta com shows, geralmente de rock, espaço kids, além de ser pet friendly. Ou seja, é um evento para toda a família, com pratos e petiscos variados que harmonizam com os rótulos selecionados, ajudando a consolidar a boa fama das cervejas artesanais produzidas em Minas. Aliás, nossa terrinha está ficando conhecida como a “Bélgica brasileira”, devido à qualidade, variedade e criatividade de nossas cervejas.

Festival Fartura

O Fartura surgiu a partir do tradicional festival de gastronomia de Tiradentes. Com o intuito de difundir a gastronomia brasileira em vários cantos do país, fez uma expedição pelo Brasil buscando conhecer os alimentos da origem ao prato, e realiza eventos anuais em capitais de todas as regiões do Brasil — incluindo BH, onde está chegando à sua 6ª edição. 

Nas feiras Fartura – Comidas do Brasil, os participantes têm a chance de degustar pratos da culinária de diferentes estados, experimentando um pouco da pluralidade gastronômica e cultural do nosso país. Também fazem parte da programação aulas com chefs renomados, além de apresentações cênicas e musicais.

Festival Fartura – Foto: Nereu Jr.

Se ligue nos principais festivais de música

Planeta Brasil

Considerado um dos principais festivais de música fora do eixo Rio-São Paulo, o Planeta Brasil teve sua edição comemorativa de 10 anos em janeiro de 2019. Em sua programação, o Planeta Brasil reúne grandes artistas locais, nacionais e estrangeiros, de estilos que vão do rock ao reggae, passando pelo rap e a música eletrônica. 

Já subiram ao palco do evento nomes como Guns N’ Roses, Wiz Khalifa, Donavon Frankenreiter, Jason Mraz, Milton Nascimento, Skank, O Rappa, Criolo e Mano Brown. Como declarou o produtor do festival, mineiro ‘come quieto’, vai devagar, mas gosta de coisa boa”. 

Ano após ano, o Planeta Brasil demonstra a evolução e a veia artística da cena mineira, trazendo não só músicos renomados de fora mas, ao mesmo tempo, valorizando o que é nosso. Este ano, por exemplo, Lagum, Gabriel Elias, Djonga e Daparte marcaram presença no line-up do festival, que acontece sempre na Esplanada do Mineirão.

O Planeta Brasil, não apenas estabeleceu Belo Horizonte na rota dos festivais, como também abriu espaço para outros ótimos grandes festivais, como Breve, MECA, Sensacional e Sarará, do qual falaremos a seguir.

Sarará

Em 2019, o Sarará teve sua 6ª edição, celebrando mais uma vez a diversidade — sua marca registrada desde o início —, com atrações musicais de peso. Além de trazer artistas de destaque no cenário nacional, como Gilberto Gil, Iza e Pabllo Vittar, fizeram parte da programação deste ano os mineiros Djonga e a banda Lagum, que também estão bombando não só por aqui, mas pelo Brasil afora. 

Nessa vibe mais cool e descolada, o Sarará se torna cada vez mais disputado, atraindo bastante gente não só de outras cidades mineiras, mas de estados diferentes. Várias excursões desembarcam na Esplanada do Mineirão para curtir todo o hype do festival. 

FICC

Este é um evento que vai além da música: o Festival Internacional de Cerveja e Cultura também já está em sua 6ª edição — só em 2019, foram duas (em maio e agosto), reunindo inúmeros rótulos premiados de cervejas artesanais que harmonizam com uma gastronomia de primeira, em meio a intervenções artísticas e culturais diversas, além de grandes shows. 

Na última edição, a famosa Esplanada ferveu com grandes talentos musicais mineiros, como Tianastácia, Daparte e Samuel Rosa. Também subiram ao palco do último FICC as bandas Nação Zumbi e Ira!, dentre outras atrações musicais. Tem até uma banda que é formada exclusivamente para o festival: a FICC Beer Band.

Saiba o que levar para um grande evento

Para aproveitar bem esses festivais, que costumam durar o dia todo e, em alguns casos, até mais de um dia, é preciso estar preparado, hidratado (não se esqueça da água e do protetor solar!) e munido de todos os apetrechos que serão úteis para você não passar nenhum perrengue. 

Além de caprichar no look e usar um calçado confortável, você sabe o que não pode faltar na sua bolsa ou na mochila? Confira a lista que preparamos e adapte de acordo com o clima da época e o tipo ou a duração do evento:

  • óculos de sol (como a maioria dos festivais é durante o dia, não pode faltar, né?);
  • capa de chuva e/ou agasalho leve (fique de olho na previsão do tempo!);
  • kit de primeiros socorros (band-aid, lenços umedecidos, remédio para dor, presilha de cabelo, chiclete, etc.);
  • carregador portátil (você vai querer filmar, fotografar e, no final, ainda precisa dos apps de transporte. Não dá pra ficar sem bateria, né?);
  • cartões e dinheiro (é sempre bom levar um pouco de dinheiro em espécie. Mas lembre-se de guardar em um lugar seguro — por exemplo, em uma doleira);
  • snacks e garrafinha de água (lembre-se de verificar antes o que é permitido ou não pela organização de cada evento);
  • canga (pode ser útil tanto para forrar e sentar, quanto para o caso de esfriar, se não tiver levado agasalho).

Se você ficava sempre em dúvida de onde ir em BH, agora já tem várias opções bacanas para colocar na agenda, não é? Acompanhe as redes sociais oficiais dos eventos em que ficou interessado para não perder as próximas datas e fique de olho também nos portais que divulgam a programação de eventos em BH durante o ano todo.

Aproveite e siga nosso Instagram! Se usar uma de nossas camisetas em algum desses festivais, não se esqueça de tirar uma foto, postar e marcar a gente, combinado? 😉

Assine nossa newsletter

Novidades em primeira mão e muita mineiridade. Inscreva-se:

Assuntos relacionados

Veja todos ->
Rolar para cima
× Compre na Bendizê!