Destinos de inverno: que tal curtir o friozim em Tiradentes?

Destinos de inverno: que tal curtir o friozim em Tiradentes?

abril 8, 2022 0 Por Bendizê

A charmosa cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, pode ser visitada em qualquer época do ano, mas não há como negar que, no frio, a viagem ganha um encanto especial. A cerração que toma conta da cidade no início da manhã e no fim da tarde deixa a paisagem ainda mais bucólica e romântica.

No inverno em Tiradentes, entre junho e agosto, as temperaturas podem cair a 11º — um convite para um bom vinho com fondue nos excelentes restaurantes da cidade, e também para curtir o aconchego das pousadas. Muitas delas servem até um cafezim mineiro ou um chazim com biscoitos no cair da tarde, mimando seus hóspedes e confirmando a fama hospitaleira dos mineiros.

tenha sua camiseta arreda branca

Tiradentes se firmou como polo gastronômico e ganhou muito em infraestrutura hoteleira e turística nos últimos tempos, além de receber muitos eventos e festivais ao longo de todo o ano — mas sem perder o clima nostálgico de cidadezinha do interior. Para saber qual a melhor época, o que fazer por lá e por que Tiradentes é um ótimo destino de inverno, continue com a gente!

Qual a melhor época para ir a Tiradentes?

Como destacamos no início, a viagem a Tiradentes pode ser feita em qualquer época do ano. Contudo, o melhor período para visitar a cidade é na estação seca, que vai de abril a setembro, quando chove menos e as temperaturas são mais agradáveis.

No auge do inverno, entre os meses de junho e agosto, vai ser preciso caprichar no agasalho, principalmente durante a noite, quando o friozim aperta que só! Mas não se preocupe: é só passar na loja da Bendizê (Rua Direita, 26) e garantir seu moletom pra “mineirizar” em Tiradentes. Fica pertim dos principais restaurantes e pontos turísticos da cidade!

Entre outubro e março, as chuvas são mais intensas e as temperaturas, mais altas, mas ainda assim agradáveis, com noites frescas. Como há muitas opções de passeios ao ar livre em Tiradentes, pode ser que a chuva atrapalhe um pouco, mas também não impede a viagem, caso surja oportunidade de visitar a cidade nesta época. 

Nos fins de semana e feriados, a cidade costuma ficar bem cheia, principalmente em época de férias escolares ou quando está sendo realizado algum evento, como o Festival de Cultura e Gastronomia (Fartura), a Mostra de Cinema, o festival de teatro Tiradentes em Cena e a Semana Criativa (confira o calendário de eventos da cidade antes de marcar sua viagem).

O que fazer em Tiradentes?

A arquitetura colonial em estilo barroco-rococó é um dos grandes atrativos de Tiradentes. Caminhar pelas ruas de pedra do charmoso centro histórico já é um passeio e tanto! As igrejas centenárias e museus com arquivos históricos, religiosos e culturais são os principais pontos turísticos da cidade. 

Al´ém disso, conforme mencionamos, o turismo gastronômico tem se destacado: veja aqui 5 restaurantes que você precisa conhecer em Tiradentes.

Confira, a seguir, mais alguns passeios “de lei” em Tiradentes!

Passeio de Maria Fumaça

Um dos clássicos de Tiradentes, o passeio de Maria Fumaça é uma viagem no tempo. É o trem mais antigo em operação no Brasil, e percorre 12 km em meio à Serra de São José até São João Del Rei, cidade histórica vizinha a Tiradentes e que também vale a visita. 

Artesanato em Bichinho

Bichinho é um pequeno distrito que fica ao lado de Tiradentes e concentra a maior parte do artesanato da região. Mesmo que não tenha intenção de comprar nada, vá para apreciar as belezas regionais, passear pelas lojinhas, conhecer os artesãos, visitar a Casa Torta, a Cachaçaria Mazuma, o Museu do Automóvel da Estrada Real, e almoçar em um dos bons restaurantes de comida mineira, como o Tempero da Ângela e o Pau de Angu, que fica na estrada entre Tiradentes e Bichinho.

É importante frisar que muitas lojas e restaurantes em Tiradentes não abrem entre segunda e quarta, mas você pode aproveitar para curtir as próprias pousadas, com diárias mais baratas, e fazer passeios ecológicos, como as trilhas e cachoeiras da região, que faz parte do circuito da Estrada Real e é cercada de muito verde. 

Seja para uma viagem de casal, seja em família ou entre amigos, Tiradentes é sempre uma boa pedida, com roteiros para diferentes épocas do ano. Sem dúvidas, curtir um friozim gostoso em Tiradentes é algo que todo mundo precisa fazer pelo menos uma vez na vida (e, com certeza, vai querer repetir). Por lá, o ritmo da vida é outro, para aproveitar sem pressa…

Estando em Tiradentes, não deixe de passar na loja da Bendizê, uma marca de moda com identidade mineira, procê vestir a camisa de MG, literalmente, e espalhar nossa mineiridade por aí!

Estamos na Rua Direita, 26 (no meio do burburinho do centro histórico).