Como fazer torresmo de barriga? Duas receitas pra você fazer em casa

torresmo na cachaça bendizê minas gerais comida mineira comida de buteco arreda

O torresmo é, sem sombra de dúvidas, uma das grandes estrelas da culinária mineira. Seja servido como petisco, seja um acompanhamento de pratos como o glorioso feijão tropeiro, ele costuma fazer sucesso nos cardápios de bares e botequins, sendo que cada um tem seu jeito de preparar, com diferentes temperos e segredinhos que dão um toque especial a essa famosa iguaria.

Neste post, vamos dar algumas dicas para que você possa reproduzir em sua casa duas receitas de torresmo diferentes para compartilhar com a família e receber os amigos (depois da quarentena). Em tempos de pandemia do COVID-19, é uma ótima pedida para matar a saudade dos botecos da vida e, de quebra, aprimorar seus dotes culinários, não acha?

Torresmo de rolo

Essa versão começou a bombar nas redes sociais (principalmente no WhatsApp) um tempo atrás, chamando atenção pelo formato. Para fazer o torresmo de rolo ou “rocambole de torresmo”, é importante comprar a manta completa e colocar em prática alguns truques na hora do preparo.

Ingredientes

2 quilos de barriga de porco fresca

1 colher de sopa de sal (ou 14 gramas)

½  colher de sopa de pimenta-do-reino 

½ colher de sopa de páprica picante (ou 4 gramas)

½ pimenta dedo-de-moça (ou ½ colher de sopa)

1 dente de alho picado

1 colher de chá de colorau (ou 3 gramas)

¼ de xícara de chá de óleo

Barbante culinário

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque o sal, a pimenta-do-reino, a páprica picante, a pimenta dedo-de-moça, o alho, o colorau, o óleo e misture. Espalhe a mistura de temperos na barriga de porco, inclusive no couro e nas laterais, e enrole como um rocambole. 

Amarre com o barbante, bem firme, primeiro nas laterais e no centro, depois no restante da peça, deixando uma distância de aproximadamente 3 dedos entre um barbante e outro, e apare as pontas com uma faca.

Coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 190 graus por mais ou menos 2 horas e 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque na geladeira por 1 hora e 30 minutos.

Retire da geladeira e corte em fatias de aproximadamente 2 centímetros de espessura, mas nunca sobre o barbante, e sim, entre os barbantes. Descarte os barbantes e frite o torresmo em uma panela em fogo alto com óleo bem quente até pururucar. Retire da panela, coloque em um prato com papel absorvente, corte e sirva em seguida. Sugestões de acompanhamento: pimenta biquinho, mandioca cozida e fatias de limão.

Torresmo de rolo

Torresmo na cachaça

Quem não gosta de degustar um bom torresmo acompanhado de uma cachacinha mineira? O que talvez nem todo mundo saiba, é que a combinação desses dois elementos pode ser aplicada já no preparo do torresmo, ajudando a deixá-lo ainda mais crocante e saboroso, com aquela casquinha pururucada deliciosa!

Ingredientes

250g de barriga de porco

¾ de xícara de água

¼ de xícara de cachaça

Sal a gosto (em média, usa-se 1 colher de sopa p/ cada kg de torresmo)

Modo de preparo

Corte o torresmo em pedaços e tempere com sal. Quanto menores os pedaços, menos tempo leva para cozinhar.

Coloque o toucinho em uma frigideira, junte a água e a pinga, e leve ao fogo médio.

À medida que for soltando sua gordura, ele vai fritar nela. Mexa de vez em quando, com cuidado, para evitar que queime. Deixe fritando até ficar bem douradinho e crocante. Tampe ligeiramente a panela, evitando que a gordura respingue e se espalhe pelo fogão.

Quando estiver no ponto, retire com uma escumadeira, coloque sobre um recipiente forrado com papel absorvente para escorrer e sirva em seguida. 

Não é simples? Você pode, ainda, espremer um limãozinho para dar um toque final ao seu torresmo com cachaça (o limão ajuda a neutralizar um pouco a gordura).

Nessa receita, é indicado usar a barriga de porco porque ela contém mais gordura, o que contribui para que o torresmo fique mais crocante. Se você tiver um açougueiro de confiança, daqueles gente fina, do seu bairro, peça pra ele reservar pra você uma barriga de porco com bastante carne. Caso você não tenha essa opção e prefira um torresmo mais carnudo, pode usar a panceta.

Outros ingredientes que podem ser utilizados com essa mesma finalidade de ajudar o torresmo a ficar mais sequinho e crocante são o vinagre ou o bicarbonato de sódio.

Além disso, é possível variar os temperos de acordo com seu gosto. O básico para temperar carne de porco é sal, alho e limão, mas você também pode utilizar páprica doce ou defumada, cebola e alho em pó etc. 

Os métodos também podem ser os mais variados, sendo possível utilizar churrasqueira, air fryer, panela de pressão… Se você conhece um jeito infalível de fazer aquele torresminho no capricho, ou tem algum truque diferente e especial, não deixe de compartilhar com a gente aqui nos comentários ou em nossas redes sociais! 

torresmo na cachaça bendizê minas gerais comida mineira comida de buteco
Petisco de torresmo na cachaça

Leia também este outro post para saber onde comer um verdadeiro torresmo de barriga (também conhecido como barrinha de cereal de mineiro) em BH!

Assine nossa newsletter

Novidades em primeira mão e muita mineiridade. Inscreva-se:

Assuntos relacionados

Veja todos ->
Rolar para cima
× Compre na Bendizê!