Nova cena eletrônica de Minas Gerais se destaca no cenário nacional

4 minutos para ler

Que a música mineira é referência em diversos estilos e segmentos, com vários artistas e sucessos consagrados, nós já sabemos — e morremos de orgulho disso —, não é?

O que talvez nem todos tenham conhecimento ainda é do quanto a cena eletrônica mineira tem evoluído, se destacando nacionalmente com expoentes como KVSH, FTampa, The Fish House, Dubdogz e Ingek.

Só em 2019 a capital mineira sediou dois grandes eventos ligados à música eletrônica: BH Dance Conference, em janeiro, e o Brazil Music Conference, em junho.

Vem com a gente descobrir um pouco mais sobre o que está rolando no universo da música eletrônica em Minas Gerais!

Música mineira e a vocação para o eletrônico

Analisando bem, não é de hoje que a cena eletrônica está despontando em Minas e servindo de inspiração país afora. Em Belo Horizonte, já se apresentaram DJs renomados como David Guetta, Tiesto e Fatboy Slim, além de a cidade receber, há mais de uma década, edições de festivais consagrados, como Tribe, XXXperience e Creamfields, dentre outras grandes festas de eletrônico promovidas localmente.

O que difere, talvez, o boom inicial do momento atual da música eletrônica é uma pegada de inovação e transformação desse cenário, conforme apontado pelo diretor do Brazil Music Conference, Cláudio da Rocha Miranda Filho, conhecido como “embaixador da música  eletrônica no Brasil”. Ele destacou, ainda, a relevância da música eletrônica para a indústria do entretenimento e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico e cultural do país.

Música eletrônica invade os grandes festivais

Prova de que a música eletrônica está em um momento de ascensão é que ela não fica restrita aos festivais específicos, ganhando espaço, também, em eventos como Lollapalooza e Rock In Rio — inclusive, o KVSH se apresentou em ambos agora em 2019.

Isso também aconteceu no Planeta Brasil, que é tradicional em Beagá, e no Sarará, em que o eletrônico teve um espaço exclusivo, atraindo fãs do gênero musical para esse festival marcado pela diversidade e que vem se consolidando a cada ano na cena de entretenimento da capital mineira.

Além disso, remixes feitos em parceria com bandas e cantores de estilos musicais variados, dão cara nova para músicas às vezes já conhecidas do grande público e aumentando ainda mais o hype, ou até fazendo com que elas bombem nas plataformas de streaming. ao alterar o ritmo e acrescentar batidas de e-music.

Junto e misturado: feats de sucesso

O DJ e produtor musical mineiro Luciano Ferreira é quem está por trás do projeto KVSH, que se tornou uma dos grandes nomes da música eletrônica nacional. 

Ele já produziu 3 remixes em parceria com o famoso grupo mineiro de música pop, Lagum: as faixas “Bem Melhor”, “Eu não valho nada”, e “Oi” — essa última teve ainda a participação de LOthief, resultando em um som bem diferente, saindo da zona de conforto dos DJs envolvidos.

“Dias Melhores”, hit da banda mineira Jota Quest, também ganhou versão remixada por KVSH. 

Felipe Augusto Ramos, conhecido como FTampa, é mineiro de Divinópolis fazendo carreira internacional, e também já produziu um remix com a Lagum e a cantora Ana Gabriela. A música em questão é “Deixa”, uma das mais tocadas nos últimos tempos.

Outro remix envolvendo artistas mineiros e estilos musicais distintos é o da música “Ainda Gosto Dela”, do Skank, com participação de Dubdogz — formado pelos gêmeos Marcos e Lucas Schmidt, de Juiz de Fora —, além de Negra Li, Lowsince e RQntz.

Só por aí já deu pra ter uma ideia de que essa nova geração da música eletrônica mineira não veio pra brincar, certo? Eles estão fazendo bonito no cenário nacional não só junto às bandas mineiras atuais, quanto com as mais antigas.

Isso porque citamos só alguns exemplos, mas com certeza tem muito mais artistas mineiros fazendo coisas bem legais no universo do eletrônico. Se você conhece algum que não foi mencionado no post, conte pra gente em nossas redes sociais!

E por falar em música, já ouviu nossas playlists no Spotify? Só música mineira da melhor qualidade! É só clicar aqui e dar o play!

Posts relacionados

Um comentário em “Nova cena eletrônica de Minas Gerais se destaca no cenário nacional

Deixe um comentário