6 lojas de produtos mineiros em BH pro cê conhecer

bendize camiseta arreda minas gerais lojas produtos mineiros

  • Bendizê – Av. Getúlio Vargas, 1611, Savassi
  • Roça Capital Armazém Mineiro – Av. Augusto de Lima, 744 (loja 268)
  • Roça Grande – R. dos Timbiras, 1944
  • De-Lá – R. Santa Rita Durão, 919
  • Made in Beagá – Av. Olegário Maciel, 742 – 2º andar corredor F (loja 2117)
  • Mercado do Praça – R. Antônio de Albuquerque, 108

Quem visita Minas Gerais, certamente se encanta pelas belezas naturais e arquitetônicas, e também pela riqueza cultural e gastronômica do estado — aliás, nossa incomparável culinária é, sem dúvidas, um dos maiores atrativos que temos.

Os turistas geralmente voltam pra casa com a mala cheia de potes de doce de leite, goiabada cascão, embalagens de cafés de vários tipos ou, pelo menos, um queijim mineiro. Quem é daqui e mora em outro estado, tende a receber inúmeros pedidos e encomendas do tipo quando vem visitar a família, não é verdade?

Para este post, fizemos uma seleção supimpa de lojas em BH onde você vai encontrar produtos tipicamente mineiros, desde comida até roupa. Afinal, mineiro tem tanto orgulho de sua terra que veste a camisa (literalmente)! Bora lá? 

1. Made in Beagá

Uma curadoria de tudo de mais legal que é produzido pelas mãos de pequenos artesãos e artistas locais: acessórios, itens de papelaria, objetos de decoração etc.

A loja fica no Mercado Novo, um dos lugares mais interessantes de BH, que reúne bares, lanchonetes, cafés e restaurantes com jeitim bem mineiro! Dá pra aproveitar e fazer um tour completo! E ainda fica pertim do Mercado Central, onde está nossa próxima indicação.

Se você está visitando Beagá e faz questão de levar um souvenir mineirim pra casa, a Made em Beagá é parada obrigatória! 

2. Roça Capital

Queijos, doces, cafés, geleias, azeites, cachaças e licores: tudo isso você encontra na Roça Capital. E ainda fica em um dos pontos mais famosos e representativos da culinária mineira em BH: o Mercado Central.

Aliás, que tal aproveitar pra degustar a famosa iguaria de fígado com jiló em algum dos trocentos bares que tem lá dentro?

Na Roça Capital, você encontra uma enorme variedade de produtos artesanais de várias partes do estado para experimentar um tiquim de cada uma das inúmeras gostosuras feitas na terrinha acompanhadas de um cafézim passado na hora — tem trem mió não! 

3. Roça Grande

Há quem diga que Beagá é uma roça grande. Se você concorda ou não com isso, o fato é que, neste local, você vai encontrar um cadim dos sabores e riquezas da roça em plena capital.

Uma mercearia que valoriza a cultura alimentar mineira e caipira, bem como a agricultura familiar e a sociobiodiversidade, praticando slow food e promovendo um comércio justo

Além das quitandas mineiras, como pão de queijo, broa, roscas, bolos e pamonha para degustar tomando um belo cafézim, lá você encontra produtos como pães artesanais, queijos, ovos, linguiça e banha caipira para levar pra casa.

E tem ainda um cardápio diário de almoço com opções da culinária mineira, como angu, ora-pro-nobis, costelinha e carne de lata. De dar água na boca, né não?

4. Bendizê

A marca das camisetas mais mineiras e estilosas que você precisa conhecer! Se estiver procurando um presente para alguém que tem espírito mineiro (inclusive para si mesmo, uai not?), não deixe de dar uma passadinha na loja, que está linda e de casa nova! 

Fica no coração da Savassi, um dos bairros mais charmosos de BH. Também tem loja virtual, com entregas para todo o Brasil. Bendizê é moda com sotaque: pra declarar nosso amor por MG, espalhando essa mineiridade gostosa por aí!

Veja onde encontrar a loja da Bendizê em BH:

5. De-Lá

Os proprietários fazem questão de conhecer a origem dos produtos para garantir a qualidade do que é vendido por lá e, ao mesmo tempo, valorizar a história, a tradição e as pessoas envolvidas no processo de produção — ou o que chamamos de “saber fazer” — artesanal e familiar.

Doces, queijos, compotas, geleias, azeites, temperos, embutidos e outros quitutes mineiros são algumas das “relíquias” garimpadas por diversas regiões do interior que você encontra no empório De-Lá. Bão dimai da conta!

6. Mercado do Praça  

Queijos da Serra da Canastra, vinhos do Sul de Minas, biscoitinhos de São Tiago, doces variados e mais uma infinidade de delícias típicas do nosso estado em um espaço cheio de charme mineiro. Que tal montar uma cesta com seus quitutes mineiros preferidos para presentear uma pessoa querida que também ama nossas mineirices? 🙂

No Mercado do Praça, você também encontra cerâmicas e peças de artesanato. E ainda servem café, almoço e lanches com ingredientes bem mineiros. Ou seja, é o lugar perfeito para o turista que quer experimentar os sabores de Minas e também levar algumas “lembrancinhas” — comestíveis ou não — para casa.

Tanto o De-Lá quanto o Mercado Praça ficam na Savassi, então você pode combinar a visita à Bendizê a esses dois redutos da boa mesa mineira. 😉

Você que mora BH, agora já sabe algumas das melhores opções de lojas para comprar presentinhos quando for visitar alguém, e também onde levar as visitas que chegam querendo conhecer nossas incomparáveis delícias. Vai dá bão!

“Quem te conhece não esquece jamais…” Mas pode matar a saudade levando um pedacim de Minas na mala. Se bobiá cê vai inté querê vortá!

Veja também nossas dicas de restaurantes para comer bem em BH!


Assine nossa newsletter

Novidades em primeira mão e muita mineiridade. Inscreva-se:

Assuntos relacionados

Veja todos ->
Rolar para cima
× Compre na Bendizê!