Saiba como tirar fotos incríveis com o celular

7 minutos para ler

As câmeras dos celulares estão cada vez melhores, trazendo mais recursos para fazer fotos com qualidade profissional. Mas você sabe como explorar esses recursos para que suas fotos feitas com celular fiquem realmente incríveis?

Afinal, não adianta ter um aparelho de última geração se você não sabe aproveitar tudo o que ele pode oferecer, certo? Neste post, além de dar dicas para fotos com celular, selecionamos alguns truques e ideias de como tirar fotos legais e criativas para bombar suas redes sociais. Bora lá?

Verifique as configurações 

Geralmente, a configuração padrão das câmeras de celular não entrega a melhor qualidade de foto, porque apresenta uma resolução reduzida para economizar espaço e não encher tão rápido a memória do celular. 

Por isso, para tirar fotos profissionais com o smartphone, você vai ter que dar uma boa fuçada e descobrir todas as funcionalidades que a câmera dele oferece. Pesquise sobre o modelo do seu aparelho e faça testes, tirando várias fotos e comparando o resultado.

Exemplos de recursos pouco utilizados

Um dos recursos que a maioria das câmeras de celular já tem e que é ainda pouco utilizado é o HDR. Nesse modo, a câmera tira três fotos ao mesmo tempo, com níveis de exposição diferentes, e as combina em uma, para um melhor resultado final. Só não é muito indicado para fotos em movimento, já que demora um pouco mais do que a foto comum.

Outro recurso interessante para produzir fotos diferenciadas é o de desfocar o fundo, focando no objeto ou indivíduo que se quer destacar, ou fazendo o contrário, dependendo do efeito que se deseja obter. Para isso, você precisa tirar do modo autofoco ou foco automático e colocar no manual.

Evite usar flash e zoom

O flash das câmeras de celular não costuma apresentar uma qualidade legal. Aproveitar a luz natural, do dia, é o mais indicado sempre, sendo que os melhores horários são momentos antes do nascer do sol ou algum tempo antes que ele se ponha. No meio do dia, como a luz do sol vem de cima, ela faz sombra no rosto das pessoas, comprometendo a estética das fotos.

Caso precise ou queira tirar fotos à noite, especialmente em ambientes mal iluminados, um truque que você pode usar é iluminar o objeto ou a pessoa a ser fotografada com o flash ou a lanterna do celular de um amigo (de lado, nunca de cima). Importante ressaltar que a fonte de luz não deve aparecer na foto.

Já o zoom, na maioria dos celulares é digital e não óptico, ou seja, ele não aproxima, de fato, mas faz um “recorte”, diminuindo os pixels e comprometendo bastante a qualidade da imagem. Então, se o seu celular não tem câmera dupla ou uma câmera específica de zoom, o melhor é se aproximar ao máximo do objeto ou pessoa a ser fotografada. Caso não seja possível, uma alternativa é tirar a foto normalmente e, depois, recortar a parte que se queira destacar em um editor de imagens.

Teste diferentes apps de câmera e de edição

A câmera nativa do celular nem sempre é a melhor escolha para fazer boas fotos. Alguns aplicativos, como Camera+, VSCO, Camera FV-5, Camera MX e A Better Camera, disponibilizam recursos parecidos com os das câmeras profissionais, como ajuste de tempo de exposição e abertura do obturador, ISO, níveis de cores e contrastes, produzindo imagens com qualidade superior. 

Além disso, há inúmeros apps de edição que podem contribuir para deixar suas fotos ainda melhores e mais bonitas. Alguns dos mais usados são Lightroom, VSCO, Pixrl e Camera 360. Só tome cuidado para não exagerar, deixando um efeito muito artificial em suas fotos. Você pode, ainda, adotar um estilo próprio de edição, criando uma identidade para suas fotos e deixando seu feed muito mais atrativo.  

Explore ângulos, enquadramento e distância

Experimentar perspectivas diferentes é uma das melhores dicas para fotos com celular. Quando pedir alguém para tirar uma foto sua de corpo inteiro, por exemplo, oriente a pessoa a abaixar um pouco o celular. Se quiser uma foto com a proporção real do seu corpo, com o celular na altura do peito já é suficiente. Agora, se você quer parecer mais alongado(a) e longilíneo(a), o ideal é o(a) fotógrafo(a) se agachar, pegando a imagem de baixo para cima.

Outra dica é legal é, sabendo que o que está mais próximo da câmera aparece maior, usar isso a seu favor para destacar ou disfarçar as partes que você gosta mais ou menos no seu corpo. Por exemplo: 

  • para disfarçar os ombros, incline-os levemente para trás, trazendo os braços para frente; 
  • para afinar o rosto, leve a língua ao céu da boca;
  • para fazer o braço parecer mais fino, mantenha-o ligeiramente afastado do corpo — colocando a mão na cintura, por exemplo.
  • para disfarçar quadril largo, posicione-se meio lado, com uma perna mais à frente e outra mais para trás, na diagonal;
  • para fazer sua coxa parecer maior, deixe as pernas retas e um pouco afastadas uma da outra;
  • para fazer o cabelo parecer mais cheio, coloque-o todo para frente, dividindo ao meio ou todo para o mesmo lado.

Para enquadrar bem a foto, você pode utilizar a regra dos terços, que consiste em dividir a tela em linhas imaginárias, sendo duas horizontais e duas verticais, que formam 9 quadrados. A sacada é posicionar o foco principal da foto em uma das intersecções entre essas linhas, que já aparecem em algumas câmeras de celular, facilitando bastante.

Use um suporte (ou as duas mãos)

Quanto mais estável o celular ficar no momento da foto, maior a chance de ficar bem enquadrada e menor a de ficar tremida ou borrada. Se puder, use um tripé ou algum outro tipo de suporte, regulando-o na altura ideal, de acordo com o resultado esperado.

Se não tiver nada em que possa apoiar o celular, segure-o com as duas mãos ao fotografar. 

No caso de selfies, você pode usar um bastão próprio — o famoso “pau de selfie” — ou tentar segurar firme o celular com uma mão só mesmo. Para facilitar, nessas situações, use o temporizador, programando para que o disparo ocorra automaticamente em um tempo predeterminado, sem que você precise fazer o clique de forma manual, o que aumenta o risco de tremer na hora da foto. 

Capriche no cenário

Em um mesmo ambiente, podem existir inúmeras possibilidades de cenários. Antes de fazer o clique, observe o que aparece no fundo da imagem, que deve ser o mais limpo possível — ou você pode posicionar objetos de maneira estratégica para compor esse cenário.

Se não tiver possibilidade de fazer modificações no ambiente e o fundo não estiver muito legal, você pode desfocá-lo, conforme sugerimos anteriormente. Caso esteja um local fechado, procure uma janela para aproveitar mais a luz natural, como também já frisamos.

Por fim, não se esqueça de limpar a lente da câmera do celular! Parece um detalhe bobo e, por isso, pode acabar passando despercebido. Mas pegue seu celular agora e dê uma esfregadinha na câmera com uma flanelinha de limpar óculos ou mesmo com a sua camiseta, caso seja de um tecido macio, e veja a diferença que faz.

Curtiu o post? Não se esqueça também de seguir nosso Instagram e de nos marcar quando tirar fotos bem bonitas com nossas camisetas, aproveitando nossas dicas para fotos com celular! 😉

Posts relacionados

3 thoughts on “Saiba como tirar fotos incríveis com o celular

Deixe um comentário