Dicas de destinos próximos a Belo Horizonte

5 minutos para ler

Minas é cheia de encantos e belezas, desde a sua famosa culinária típica, até suas paisagens de montanhas, suas cidades históricas, suas cachoeiras… E dá pra aproveitar um pouquinho de tudo isso nos arredores da capital mineira, em um feriado ou mesmo em um passeio de fim de semana por MG. 

Neste post, vamos dar dicas de viagem em Minas, incluindo roteiro de carro por Minas Gerais e lugares para viajar em Minas com a família ou de casal. Depois de ler até o fim, é só fazer as malas e pé na estrada!

Viajando de carro

Se você vem de outros estados para fazer turismo em Minas Gerais, provavelmente vai desembarcar no aeroporto de Confins, a 40 km da capital. Lá, você já pode alugar um carro e seguir direto para o destino escolhido.

De carro, é possível viajar em seu próprio ritmo e se deslocar com facilidade entre cidades próximas, determinando os melhores horários para fazer cada trajeto e conseguir aproveitar o máximo de cada destino.

Antes de cair na estrada, é bom dar uma pesquisada sobre as condições das rodovias por onde você pretende passar e, durante a viagem, ficar atento à sinalização e ao trajeto. É bem provável que você encontre belas paisagens já pelo caminho! 

E que tal, na volta, reservar pelo menos um dia para desbravar nossa capital e conhecer os principais pontos turísticos que temos aqui, como a Lagoa da Pampulha, a Praça da Liberdade e o Mercado Central? Pode apostar que será um passeio inesquecível!

Para ir com a família

Seja com filhos pequenos ou maiores, há destinos próximos a BH que oferecem possibilidades interessantes tanto de diversão e aventura, quanto e descanso e relaxamento, dependendo dos interesses de cada família.

A Serra do Cipó, por exemplo, a apenas 100 km de BH, é repleta de cachoeiras e trilhas, com paisagens naturais de tirar o fôlego. Não deixe de visitar e conhecer as belezas do Parque Nacional, que tem entrada gratuita e inúmeras atrações, entre cachoeiras, mirantes e cânions, além de abrigar exemplares raros da fauna e da flora brasileiras.

Ouro Preto, também a 100 km da capital, é mais uma ótima pedida para uma viagem em família. Passear por suas ladeiras, entre suas igrejas seculares e casarões antigos, é fazer uma verdadeira imersão cultural e histórica. Você ainda pode aproveitar e dar um pulo em Mariana, que fica bem pertinho. A cidade foi a primeira capital de Minas e também abriga construções históricas importantes, com predominância da arquitetura barroca colonial.

Não poderíamos deixar de citar, ainda, o Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo, que fica em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte. Pela proximidade, é possível fazer um bate e volta, mas o ideal é se hospedar em uma das pousadas próximas ao museu e reservar pelo menos dois dias para explorá-lo, já que há bastante coisa para ver, entre seus jardins espetaculares e o incrível acervo de arte contemporânea, dividido em várias galerias diferentes.

minas gerais arreda uai sôPowered by Rock Convert

Destinos a dois

Minas também conta com destinos românticos, propícios para deliciosas viagens de casal. Se vocês moram em BH e querem dar uma escapadinha no FDS, por exemplo, há lugares bem próximos e atrativos para sair da rotina e curtir a dois, como Macacos, Lavras Novas e Lapinha da Serra

Nesses três destinos, os casais apaixonados vão encontrar belezas naturais, com opções de ecoturismo, pousadas acolhedoras, além de bares e restaurantes bem aconchegantes, com culinária mineira de dar água na boca.

Se estiverem dispostos a percorrer alguns quilômetros a mais — 196 km a partir de BH, para ser exato, — Tiradentes é uma escolha e tanto! Além do charmoso centro histórico e das pousadas igualmente charmosas, a cidade é famosa pela gastronomia, com opções requintadas de restaurantes estrelados, atraindo turistas do Brasil inteiro, principalmente na época de seu Festival de Gastronomia, que já é tradicional. 

Um dos passeios imperdíveis é o da maria-fumaça, que vai e volta de Tiradentes a São João Del Rei. De quebra, vocês já ficam conhecendo mais uma cidade histórica incrível, que abriga um conjunto arquitetônico colonial representativo da riqueza do barroco e do ciclo do ouro, com grandes sobrados, casarões antigos e igrejas setecentistas.

Embora tenhamos direcionado as dicas para casais e famílias, todos esses destinos que citamos também são ótimos lugares para viajar sozinha em Minas Gerais. E, tanto casais como famílias, podem aproveitar de diversas maneiras os destinos mencionados, dependendo do que estiverem buscando. Você pode se orientar pelas nossas sugestões, mas não precisa se prender a elas!

Aliás, é muito difícil conseguir sintetizar em poucas palavras tudo o que nosso estado oferece aos turistas, sejam eles mineiros ou forasteiros. Além disso, a já conhecida hospitalidade do povo mineiro faz tudo ficar ainda melhor. Se tem uma coisa que sabemos fazer é receber bem em nossa terrinha tão amada!

Se você vem de outros estados ou países para fazer uma viagem em Minas Gerais, seja muito bem-vindo e não se esqueça de levar uma lembrança desta terra, porque, com certeza, ela vai deixar saudade! 

E se você é daqui mesmo, não deixe de aproveitar e valorizar o que é nosso. Muitas vezes, não é preciso ir muito longe, nem gastar muito tempo ou dinheiro para fazer uma viagem memorável, concorda?

Outra coisa muito importante é fazer belos registros dessas viagens, certo? Então, leia este outro post e aprenda a tirar fotos sensacionais com o celular!

Posts relacionados

2 thoughts on “Dicas de destinos próximos a Belo Horizonte

Deixe um comentário