Rota da cerveja em BH: Conheça as melhores cervejarias locais em 3 dias

6 minutos para ler

Onde beber cervejas artesanais em BH:

  1. Savá Pub (Inspetor Sands): Av. Cristóvão Colombo, 282 – Funcionários
  2. Casa Falke: R. Major Lopes, 623 – São Pedro
  3. Incógnita Lab: Av. do Contorno, 8412 – Santo Agostinho
  4. Mercado Novo: R. Rio Grande do Sul, 499 – Centro
  5. Verace: Av. Canadá, 212 – Jardim Canada
  6. Krug Bier: R. Alaska, 115A – Jardim Canada
  7. Capapreta Tap House: Al. Oscar Niemeyer, 975 – Vila da Serra
  8. Bar da Sátira: Al. Oscar Niemeyer, 1369 – Vila da Serra
  9. Juramento 202: R. Juramento, 202 – Pompéia

Nos últimos anos, as cervejas artesanais conquistaram um grande espaço no mercado brasileiro, sendo cada vez mais apreciadas pelo público em geral e fomentando, assim, o surgimento de diversos rótulos e novas cervejarias.

Neste cenário, Belo Horizonte ganhou destaque especial, ficando conhecida como a “Bélgica brasileira”, devido à qualidade, à variedade e, principalmente, à criatividade das cervejas artesanais produzidas na capital mineira — característica forte das cervejas belgas, que experimentam uma liberdade de criação maior do que as alemãs, por exemplo, que também são referência no mercado cervejeiro mundial.

Nosso intuito, neste post, é dar sugestões para que você possa fazer uma rota da cerveja em BH, conhecendo bares, cervejarias e degustando alguns dos melhores rótulos de cerveja artesanal mineira em um fim de semana. Continue a leitura e confira!

Sugestões de roteiros para beber cerveja artesanal em BH

Quer descobrir quais as melhores cervejarias para conhecer em Minas Gerais? Uma das formas de conhecer várias cervejas artesanais é participando de festivais como o Experimente e o FICC. 

Outra é seguindo a rota da cerveja em Belo Horizonte, que também ficou conhecida como “cinturão da cevada”. Veja a seguir a proposta de roteiro que elaboramos especialmente para você! 

Sexta

#sextou com s de saudade e você não vê a hora de molhar a garganta? Que tal começar sua rota cervejeira pelo Savá, um pub descolado no coração da Savassi, onde você encontra 15 torneiras de chope com cervejas artesanais saídas direto da fábrica da cervejaria Inspetor Sands — Pilsner Tcheca, Session Ipa, Pale Ale, Mind the Hops – Double Ipa — dentre outras convidadas. Para matar a fome, deliciosas opções de burgers artesanais, entre os melhores da cidade!

Outra opção na região — para que você possa ir facilmente de uma para o outra — é a Casa Falke, bar da cervejaria Falke Bier, no bairro São Pedro. Os tira-gostos ficam por conta da Bitaca Capetinga, que assumiu a cozinha do estabelecimento em novembro, oferecendo uma comida de boteco de primeira para harmonizar com os chopes frescos que saem das 15 biqueiras disponíveis. 

Além dos 14 rótulos originais servidos regularmente — Pilsen, Red Baron, Hop Lager, Diamantina, Ouro Preto, Villa Rica, English Ipa, Weiss Citrus, Peregrinus, Monasterium, Merlin e Falke Berry — toda semana há novidades.

Outra dobradinha possível para a noite de sexta é abrir os trabalhos no Incógnita Lab, pub da cervejaria de mesmo nome, na trincheira da Av. do Contorno, e depois dar uma esticada no Mercado Novo, a nova sensação da cena de entretenimento belorizontina. 

Chegando lá, procure a Distribuidora Goitacazes para experimentar as cervejas artesanais da Cervejaria Viela. Em frente, a Cozinha Tupis, parceira na iniciativa da recente reocupação do Mercado Novo, oferece desde petiscos até refeições completas, com cardápio que muda a cada dia, de comida tipicamente mineira.

minas gerais arreda uai sôPowered by Rock Convert

Sábado

Já no sabadão, a dica é agendar uma visita guiada em uma das fábricas de cerveja no Jardim Canadá.

A Verace tem uma das fábricas mais tecnológicas e modernas da região. No tour de aproximadamente 1 hora e meia, o visitante tem uma verdadeira aula, conhecendo tudo sobre cevada, malte, lúpulo e sobre os processos de moagem, brassagem, etc. Há também a opção da régua de degustação para conhecer diferentes tipos de cervejas produzidas lá.

A Krug Bier foi a primeira cervejaria artesanal do estado e promove uma visita guiada em sua fábrica com duração de duas horas, em que, além de conhecer todo o processo de produção, você poderá degustar seis tipos de chopes acompanhados de salsichas alemãs. No final, você ainda ganha um certificado e um brinde para levar de lembrança. 

Depois desse tour, siga para a Alameda Oscar Niemeyer, point do Vila da Serra, e escolha entre o tap bar da Cervejaria Capapreta — que, além de colecionar rótulos premiados, tem um inovador sistema de self service em que você carrega um cartão pré-pago e se serve dos chopes direto na torneira — e o Bar da Sátira, para experimentar um (ou alguns) de seus drinks feitos com cerveja, já pensou? Outra boa ideia é começar pela régua de degustação, que inclui 50 ml de cada tipo: Pilsen, Lager, Pale Ale, IPA, Double IPA e Brown Ale.

Como eles são coladinhos um no outro, dá para conhecer os dois em sequência. Se você mora ou trabalha na região de Nova Lima, pode inverter a rota, sextando por lá e, no sábado, partindo para a região centro-sul, onde ficam os estabelecimentos que indicamos no começo. A Capapreta também tem uma unidade de sua tap house na Savassi.

cervejas artesanais bh mineirão rota da cerveja
Cervejaria Sátira. Foto: SouBH

Domingo

Domingueira de ressaca? Que nada! Se ainda tiver fígado pique para beber — a dica é pegar leve, já que o intuito é degustar e conhecer uma maior variedade de rótulos — você pode fechar com chave de ouro no Mercado Novo, se já não tiver passado por lá nos outros dias (sério, não deixe de ir!). 

Outra opção é o Juramento 202, bar que fica junto à fábrica da Cervejaria Viela, no Pompeia. O ambiente é bem interessante, lembrando uma mercearia antiga, e como é bem pequeno, as pessoas costumam tomar a rua em torno do bar.

Não precisamos nem recomendar que você faça esse roteiro todo de Uber (ou Cabify, 99, táxi etc.), né? Além disso, lembre-se sempre de conferir o horário de funcionamento de cada estabelecimento, para não correr o risco de perder a viagem.

Além dessas que citamos, existem várias outras cervejarias excelentes em BH. Buscamos indicar algumas que talvez nem todo mundo conheça ainda, observando também a questão da localização, para facilitar os deslocamentos, proporcionando um roteiro que torne viável conhecer o máximo possível de cervejas artesanais em um fim de semana, atendendo também a quem vem de fora com esse objetivo. Inclusive, você pode aproveitar quando tiver com visitas e levá-las para fazer uma rota da cerveja em BH!

Se seguir nossas dicas e sugestões de roteiros, não se esqueça de tirar fotos ou gravar stories e marcar a gente, vamos adorar acompanhar! Conte para nós também qual cerveja artesanal em BH é a sua preferida!

Achou que faltou incluir alguma imperdível no post? Deixe seu comentário aqui ou no nosso Instagram!

Posts relacionados

3 thoughts on “Rota da cerveja em BH: Conheça as melhores cervejarias locais em 3 dias

Deixe um comentário