Camiseta estonada: o que você precisa saber na hora de comprar

5 minutos para ler

Você já ouviu falar de estonagem ou sabe o que é uma camiseta estonada? Mesmo que não conheça esses termos, provavelmente você já viu — e até já usou — uma peça assim, até porque se trata de uma tendência que está super em alta!

Se você se interessa por moda ou simplesmente gosta de conhecer melhor sobre o que está comprando e vestindo, continue a leitura para saber mais!

O que são camisetas estonadas?

Sabe aquelas camisetas com aspecto “envelhecido”, que conferem um visual mais descolado — ou vintage — à peça? 

Espia só:

Embora tenha chegado primeiro ao guarda-roupa masculino, essa tendência acabou ganhando força e chegando, também, às peças femininas, trazendo inúmeras possibilidades de combinações para criar looks urbanos e arrojados — utilizando uma peça com brilho junto com uma camiseta estonada para criar um contraste, por exemplo —, com total conforto.

Para conseguir esse efeito nas camisetas, é realizado um processo de lavanderia parecido com o do jeans, porém adaptado para a malha, que é um tecido mais delicado: a estonagem.

O que é estonagem?

A estonagem é um processo de lavagem industrial que utiliza pedras para desgastar o tecido, criando aquele aspecto de “desbotado”. A pedra mais utilizada para fazer isso é a pedra pomes, por ser leve e abrasiva, características que facilitam o processo.

Para chegar ao resultado final, é feita uma combinação de processos físicos e químicos. Depois de receber a tintura e passar pelo processo de abrasão suave, em que as camisetas são batidas junto com as pedras, gerando atrito e, consequentemente, desgaste do tecido, elas são levadas a um tambor industrial com amaciante para ganhar um toque de maciez e aquele cheirinho gostoso de roupa nova, resultando em uma peça confortável e com um toque agradável.

Um detalhe interessante é que cada peça acaba ficando com um visual único, pois cada uma reage de maneiras diferentes ao processo de estonagem, o que deixa as camisetas estonadas ainda mais estilosas.

Além da estonagem convencional, existe ainda a marmorizada, como a que foi feita nesta camiseta (lindimais, não acha?):

Qual o melhor tipo de malha para camisetas?

Por ser um processo um tanto agressivo, é imprescindível utilizar um tecido de boa qualidade e com uma costura reforçada para submeter a camiseta à estonagem.

Em termos de qualidade e durabilidade, o algodão é imbatível — e, por isso, ele é o mais usado em peças que passam por esse processo de estonagem.

No entanto, existem diferenças entre os tipos de algodão utilizados na fabricação de vestuário, que variam de acordo com a espessura — vai de 24.1 a 30.1 e, quanto maior, melhor a qualidade — e tratamento do fio. Para produzir uma peça 100% algodão, há duas possibilidades: o fio cardado e o fio penteado

O primeiro é feito com fibras mais curtas (24.1, 26.1 e 28.1) e, portanto, tem maior propensão a apresentar irregularidades e a formar bolinhas. Por ser mais barato, é muito utilizado na confecção de uniformes e camisetas promocionais, para eventos etc.

Já o fio penteado, além de maior espessura (30.1), passa por uma penteadeira que remove as fibras mais curtas e as impurezas provenientes do algodão (como pedacinhos de cascas), proporcionando um fio mais limpo e resistente e oferecendo melhor aparência, além de maior maciez e conforto em relação à malha cardada. 

Neste processo, ocorre uma perda maior de algodão, o que acaba encarecendo o custo de produção. Ainda assim, ele apresenta um custo-benefício interessante levando em consideração as vantagens apresentadas e, por isso, a malha penteada é mais utilizada em linhas especiais de camisetas e itens de moda.

Na Bendizê, utilizamos malha fio 30.1 penteado em todas as nossas camisetas estonadas, que são feitas com 100% algodão. Por ser uma fibra natural, o algodão permite a transpiração ao mesmo tempo em que retém melhor o suor do corpo e, portanto, resulta também em peças de roupa mais frescas.

Queremos sempre oferecer a melhor qualidade, durabilidade e o máximo de conforto e beleza aos nossos clientes, com preço justo. Também buscamos transformar o orgulho de ser mineiro em moda, pra vocês arrasarem por aí (depois que acabar a quarentena, hein?) exibindo “uai”, trem”, “nuh” e outras mineiridades em camisetas cheias de estilo, seguindo as principais tendências, como a da estonagem.

Gostou? Que tal aprender também a lavar e a cuidar direitim das suas camisetas, para conservá-las como novas por muito mais tempo? Leia nosso post!

Em nossa loja online, você pode conferir todas as opções de camisetas estonadas femininas e masculinas, além de outros estilos!

minas gerais arreda uai sôPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário