Arreda: o que significa e de onde vem essa expressão mineira

4 minutos para ler

Em cada região, um sotaque; em cada canto, uma cultura. É isso que faz o Brasil um país tão rico e cheio de história. E essa pluralidade brasileira nos presenteia com belas diferenças, fazendo com que cada estado levante veementemente a bandeira de sua região, como nós de Minas Gerais.

O mineirês, como chamamos nosso sotaque, é um símbolo vivo de nossa cultura e motivo de orgulho para todos.

Arreda: Minas Gerais escrita com 6 letras

Que o nosso sotaque faz sucesso com suas várias expressões características e com aquele som gostoso, todo mundo sabe. O que poucos sabem é que, por aqui, a expressão “arreda” é uma forte concorrente do “uai” na hora de comprovar nossa mineiridade.

Proveniente do latim “ad retro” que significa “para trás”, a expressão arreda traz toda irreverência e espontaneidade do povo mineiro. Sem dúvida, ela é, junto à “fraga” e “nuh”, uma das expressões mais engraçadas e que causam mais confusão em quem não é de Minas Gerais ou em quem ainda não teve a oportunidade de uma boa prosa com um mineiro pra explicar tim tim por tim tim o que significa “arreda”.

camiseta arreda brancaPowered by Rock Convert

Mas então, o que significa a expressão ARREDA?

Mineiro não afasta as coisas, mineiro “arreda os trem pra lá”. O verbo “arredar”, significa: recuar ou fazer recuar; afastar(-se), desviar(-se). Arreda é sinônimo de “chega pra lá”.

Trazendo para o bom e velho mineirês, ela é utilizada em várias situações:

Arreda um pouco por favor!

Traduzindo: Se afasta um pouco por favor!”. Fácil de entender, né? Agora se você quiser deixar a frase ainda mais mineira, é só mandar um “Arreda um tiquim pra lá, sô”.

Num arredo de perto de você nunca mais.

Traduzindo:Não saio de perto de você nunca mais”. Tá vendo como o verbo “arredar” dá pra ser usado de um jeito bem romântico? Só faltou chamar de “trenzim” pra fechar com chave de ouro.

A gente entende que, para que quem não conhece, a expressão “arreda” pode ser interpretada como uma expressão usada num momento de raiva ou de descontentamento, mas a gente jura que não é, tá bem? É só um jeitinho bem mineiro de se expressar!

Pra garantir que vocês entenderam, olha que legal esse vídeo em que o Paulo Araújo, do canal Tumate Cru, ensina de um jeito bem descontraído o significado da expressão “arreda” e dá algumas dicas de como utilizá-la. Para quem gosta ou quer aprender o mineirês, é uma ótima dica de canal pra seguir!

Quem mais fala ARREDA?

E quem acha que é só mineiro que fala “arreda”, tá muito enganado. A expressão também é usada na região norte do país, especificamente no Amazonas. Os nossos vizinhos goianos, além de curtir um bom sertanejo como a gente, também fazem parte da turma que fala “arreda”.

Além dos brasileiros, nossos ancestrais de Portugal também têm o “arreda” em seu vocabulário. Uma história curiosa vinda de lá é a do Duque de Porto, Afonso Henrique, conhecido em Lisboa como “O Arreda”.

O apelido veio por conta de seus gritos de enquanto conduzia automóveis em alta velocidade pela cidade. O Duque gritava “ARREDA, ARREDA”, ordenando que as pessoas saíssem da frente de seu caminho. “O Arreda” foi responsável pela organização das primeiras corridas de carros em Portugal, mas também foi protagonista de um acidente envolvendo seu carro, que deu origem ao primeiro Código de Estrada.

E vocês, sabem de algum outro canto que também fala “arreda”? Conta pra gente nos comentários.

Ou então, dá uma arredada lá no nosso instagram e interage com a gente:

Posts relacionados

Um comentário em “Arreda: o que significa e de onde vem essa expressão mineira

Deixe um comentário